Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 10 de julho de 2013

III Encontro de Atualização em Enfermagem Psiquiátrica

III Encontro de Atualização em Enfermagem Psiquiátrica, o tema desse ano será “Dependência Química: políticas públicas e a atuação da equipe de enfermagem”

Será no dia 23 de agosto de 2013, das 08 às 16h.

Local: Auditório Dr. Luiz Roberto B. Barata
PAI ZN/ CRI Norte – Complexo Hospitalar do Mandaqui
Rua Augusto Tolle nº987 / Rua Voluntários da Pátria nº4301

Inscrições pelo site: www.paizn.org.br

Este ano será aberto para a apresentação de trabalhos, envie o seu para educacao.permanente@paizn.org.br

Informações: eventos@paizn.org.br
Tel: 2099-6099 ramal:6134

quarta-feira, 18 de julho de 2012

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Juliano Moreira promove caminhada em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental

O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira promoverá várias atividades em homenagem ao "Dia Mundial da Saúde Mental", comemorado no dia 10 de outubro. Já na manhã desta quinta-feira, dia 7, pacientes, familiares e funcionários da instituição se reúnem em uma caminhada na orla do Cabo Branco, com o objetivo de chamar a atenção da população para o tema "De mãos dadas contra o preconceito".

A concentração para a caminhada será na frente do restaurante Tererê, às 7h. O grupo será acompanhado pela banda Dom Helder Câmara até o final do percurso, no Busto de Tamandaré, onde será servido um café da manhã. O público presente ainda terá a oportunidade de conhecer o artesanato produzido pelos pacientes do Juliano Moreira. As peças estarão expostas e poderão ser adquiridas por quem se interessar.

A iniciativa quer chamar a atenção da sociedade para um problema muito comum a todos aqueles que sofrem com doenças mentais: a rejeição. Muitos dos pacientes da unidade psiquiátrica acabam abandonados pelas famílias.

Dos 240 pacientes internados, atualmente, no Complexo, mais de 40 foram esquecidos pelos parentes. "Muito deles já estão internados há mais de 30 anos, sem receber visitas de ninguém. Eles são conhecidos como pacientes residentes", explicou Wandemberg Machado, coordenador do Setor de Psicologia da instituição.

Atividades como a que será realizada na quinta-feira são tentativas de ressocializar os internos e diminuir o preconceito da sociedade com estas pessoas.

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20101006072855&cat=paraiba&keys=juliano-moreira-promove-caminhada-homenagem-ao-dia-mundial-saude-mental

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Estão abertas as inscrições para a Conferência Municipal de Saúde Mental

Estão abertas as inscrições para a 4ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Sorocaba. O evento é preparatório para as etapas estadual e nacional e será realizado no dia 10 de abril, das 8h às 18h30, no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral. Além de elaborar propostas que serão encaminhada para os outros níveis de discussão, o objetivo principal do evento é avaliar a Política Municipal de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, na perspectiva da intersetorialidade.

Para isso, explicou a coordenadora geral da Conferência, a médica psiquiatra Maria Clara Schnaidman Suarez, participarão das atividades vários setores da sociedade e não apenas da área saúde, que terá representantes do poder público, pacientes, funcionários e prestadores de serviço de Saúde Mental. As inscrições para os delegados e observadores devem ser feitas até dia 07 de abril, das 9h às 12h ou das 14h às 17h, na Secretaria da Saúde, localizada no terceiro andar da Prefeitura.

Conforme Maria Clara, os trabalhos serão organizados em três eixos. Antes da divisão dos grupos que participarão dos debates e da elaboração de propostas, haverá duas palestras ministradas por convidados. “A primeira será com o desembargador do Estado de São Paulo, Dr. Antônio Carlos Malheiros, que além de jurista, tem larga experiência e milita na área dos direitos humanos. Em seguida, participará o Dr. Sérgio Tamai, doutor em psiquiatria e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo”, comentou.

As vagas

Estão disponíveis 210 vagas para delegados, distribuídos entre 70% - 147 delegados - do setor da saúde, incluindo os segmentos dos usuários, gestores, prestadores de serviço e os profissionais da Saúde Mental; e 30% - 63 delegados - da área intersetorial, com representantes de Conselhos Municipais, Secretarias, Câmara Municipal, entidades, área da segurança pública, universidades, faculdades e organizações não-governamentais.

Há, ainda, outras 21 vagas para observadores. Neste caso, a distribuição dos inscritos deverá respeitar o limite de 7 vagas para cada eixo da Conferência. Diferente dos delegados, que têm direito a voto nas discussões de grupo e na plenária final, os observadores terão direito a voz.

Os eixos são: I – Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; II – Consolidar a rede de atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais; e III – Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial.

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/16262/Estao+abertas+as+inscricoes+para+a+Conferencia+Municipal+de+Saude+Mental

www.enfermagempsiquiatrica.com.br