Olá, muito bom dia!!!
"Ninguém joga papel no lixo, simplesmente porque ninguém joga papel no lixo e se ninguém joga, não vou ser eu o único herói a jogar", me disse um funcionário de uma empresa, ao perguntar-lhe o porquê de ele próprio não ter jogado o papel de seu sanduíche no lixo.
Temos um problema sério no Brasil.
As pessoas têm vergonha de ser "certinhas".
As pessoas são levadas, pelo meio e pelos colegas e amigos, a fazer as coisas mal-feitas, pela metade, com baixo comprometimento.
Temos vergonha de serem "heróis" e por isso acabamos vivendo em ambientes cada vez mais degradados e temos serviços cada vez mais de baixíssima qualidade. Parece mesmo que desenvolvemos uma cultura de que "é errado fazer o certo" - vão nos chamar de "bajulador, lambe-botas, maçaneta", etc.
PRECISA-SE DE UM HERÓI !!! Estamos precisando de pessoas que façam bem feito.
Que se importem.
Que se comprometam com o certo, com o correto.
Que tomem para si a responsabilidade de fazer.
Que se preocupem com a qualidade do que fazem e também da do que os outros estão fazendo.
Essa atitude de ter vergonha de ser "herói" precisa acabar.
E precisa acabar já - "pelo bem de todos e pela felicidade geral da nação".
Só assim sairemos deste verdadeiro subdesenvolvimento mental que nos tem atacado e feito tão mal a nós próprios e ao próprio Brasil.
Nesta semana, gostaria que você pensasse nisto.
Perca a vergonha de ser "herói" e passe a comprometer-se cada vez mais com a melhoria da qualidade de vida de todos nós, fazendo o certo e tendo orgulho desse seu "heroísmo".
Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.
Um espaço para trocarmos experiências sobre a Enfermagem Psiquiátrica e a Saúde Mental no Brasil
Mostrando postagens com marcador Coments. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Coments. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 12 de maio de 2011
domingo, 9 de janeiro de 2011
Por que Enfermagem Psiquiátrica?
Mas... Por que não?
Conversando com uma colega outro dia, ela me perguntou isso, por que Psiquiatria?
Penso que o importante talvez não seja como chegamos a determinado lugar, mas o que te faz permanecer ali. Não sei se escolhi a Psiquiatria ou se fui escolhida por ela, o que sei é que foi amor a primeira vista. Achei fascinante, desafiador e diferente de tudo o que tinha aprendido na faculdade até aquele momento.
A Enfermagem Psiquiátrica, é uma especialidade com nome e sobrenome - Enfermagem Psiquiátrica (nome) e Saúde Mental (sobrenome). E seu nome já diz muito: ao mesmo tempo em que é algo que não queremos, é tudo de que precisamos. Se considerarmos a Enfermagem Psiquiátrica como relacionada aos distúrbios e à desorganização em si, realmente não queremos isso. Já a Saúde Mental é o que precisamos para seguir em frente. Não queremos a doença, mas precisamos de saúde mental SEMPRE!
As pessoas perguntam – Mas esse paciente... Ele não melhora nunca, ele não tem cura, você não se cansa disso?
O paciente psiquiátrico é um capítulo a parte. Ele é vítima e algoz, agressor e agredido, médico e monstro... Ao mesmo tempo em que reflete em si suas facetas, nos mobiliza em nossas ações e reações. E é assim mesmo – uma loucura – e sem trocadilhos, uma relação ímpar, de DESCOBERTA - do outro e de nós mesmos, uma relação de SUPERAÇÃO – dos nossos limites, preconceitos e competências. Competências estas que muitas vezes encontram-se adormecidas dentro de nós.
Mas e a pergunta que não quer calar? Por que Enfermagem Psiquiátrica? Porque trata-se de SUPERAÇÃO e DESCOBERTA... SEMPRE!!!
Então, é isso. Sempre que possível tentarei escrever aqui. No Twitter e no Facebook vocês seguirão informados sobre tudo de interessante que eu encontrar a considerar interessante na net.
Cláudia Polubriaginof
Twitter @cpolubriaginof ou @enfpsiquiatrica ou os dois - rsrsrs
http://www.enfermagempsiquiatrica.com.br/
Conversando com uma colega outro dia, ela me perguntou isso, por que Psiquiatria?
Penso que o importante talvez não seja como chegamos a determinado lugar, mas o que te faz permanecer ali. Não sei se escolhi a Psiquiatria ou se fui escolhida por ela, o que sei é que foi amor a primeira vista. Achei fascinante, desafiador e diferente de tudo o que tinha aprendido na faculdade até aquele momento.
A Enfermagem Psiquiátrica, é uma especialidade com nome e sobrenome - Enfermagem Psiquiátrica (nome) e Saúde Mental (sobrenome). E seu nome já diz muito: ao mesmo tempo em que é algo que não queremos, é tudo de que precisamos. Se considerarmos a Enfermagem Psiquiátrica como relacionada aos distúrbios e à desorganização em si, realmente não queremos isso. Já a Saúde Mental é o que precisamos para seguir em frente. Não queremos a doença, mas precisamos de saúde mental SEMPRE!
As pessoas perguntam – Mas esse paciente... Ele não melhora nunca, ele não tem cura, você não se cansa disso?
O paciente psiquiátrico é um capítulo a parte. Ele é vítima e algoz, agressor e agredido, médico e monstro... Ao mesmo tempo em que reflete em si suas facetas, nos mobiliza em nossas ações e reações. E é assim mesmo – uma loucura – e sem trocadilhos, uma relação ímpar, de DESCOBERTA - do outro e de nós mesmos, uma relação de SUPERAÇÃO – dos nossos limites, preconceitos e competências. Competências estas que muitas vezes encontram-se adormecidas dentro de nós.
Mas e a pergunta que não quer calar? Por que Enfermagem Psiquiátrica? Porque trata-se de SUPERAÇÃO e DESCOBERTA... SEMPRE!!!
Então, é isso. Sempre que possível tentarei escrever aqui. No Twitter e no Facebook vocês seguirão informados sobre tudo de interessante que eu encontrar a considerar interessante na net.
Cláudia Polubriaginof
Twitter @cpolubriaginof ou @enfpsiquiatrica ou os dois - rsrsrs
http://www.enfermagempsiquiatrica.com.br/
domingo, 15 de agosto de 2010
Ambulatório de psiquiatria é inaugurado na Zona Norte de SP - II a Missão!
Sobre o post abaixo - atentar para o destaque "Segurança... Devido ao tipo de atendimento realizado..." - ai que medo - ui ui ui!!! rsrsrs
Entretanto... muito legal a inauguração de um AME só de Psiquiatria!
Bjs., Cláudia
Entretanto... muito legal a inauguração de um AME só de Psiquiatria!
Bjs., Cláudia
Assinar:
Postagens (Atom)
