domingo, 9 de janeiro de 2011

Por que Enfermagem Psiquiátrica?

Mas... Por que não?

Conversando com uma colega outro dia, ela me perguntou isso, por que Psiquiatria?

Penso que o importante talvez não seja como chegamos a determinado lugar, mas o que te faz permanecer ali. Não sei se escolhi a Psiquiatria ou se fui escolhida por ela, o que sei é que foi amor a primeira vista. Achei fascinante, desafiador e diferente de tudo o que tinha aprendido na faculdade até aquele momento.

A Enfermagem Psiquiátrica, é uma especialidade com nome e sobrenome - Enfermagem Psiquiátrica (nome) e Saúde Mental (sobrenome). E seu nome já diz muito: ao mesmo tempo em que é algo que não queremos, é tudo de que precisamos. Se considerarmos a Enfermagem Psiquiátrica como relacionada aos distúrbios e à desorganização em si, realmente não queremos isso. Já a Saúde Mental é o que precisamos para seguir em frente. Não queremos a doença, mas precisamos de saúde mental SEMPRE!

As pessoas perguntam – Mas esse paciente... Ele não melhora nunca, ele não tem cura, você não se cansa disso?

O paciente psiquiátrico é um capítulo a parte. Ele é vítima e algoz, agressor e agredido, médico e monstro... Ao mesmo tempo em que reflete em si suas facetas, nos mobiliza em nossas ações e reações. E é assim mesmo – uma loucura – e sem trocadilhos, uma relação ímpar, de DESCOBERTA - do outro e de nós mesmos, uma relação de SUPERAÇÃO – dos nossos limites, preconceitos e competências. Competências estas que muitas vezes encontram-se adormecidas dentro de nós.

Mas e a pergunta que não quer calar? Por que Enfermagem Psiquiátrica? Porque trata-se de SUPERAÇÃO e DESCOBERTA... SEMPRE!!!

Então, é isso. Sempre que possível tentarei escrever aqui. No Twitter e no Facebook vocês seguirão informados sobre tudo de interessante que eu encontrar a considerar interessante na net.

Cláudia Polubriaginof
Twitter @cpolubriaginof ou @enfpsiquiatrica ou os dois - rsrsrs
http://www.enfermagempsiquiatrica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário