quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pacientes terminais superam a depressão

Os pesquisadores estão relatando sucesso preliminar no uso da psilocibina para aliviar a ansiedade de pacientes com doenças terminais. Charles S. Grob, psiquiatra, descreve o uso dos psicodélicos como “medicina existencial” que ajuda pessoas que estão morrendo a superar o medo, o pânico e a depressão.

“Sob a influência dos alucinógenos, os indivíduos transcendem sua identificação primária com seus corpos e experimentam estados mentais sem ego, antes da hora do seu fim físico”, explicou Grob. “Eles voltam com uma nova perspectiva e aceitação profunda da mudança inerente à vida”.

Os pesquisadores também observaram os efeitos das drogas ao fazerem exames por imagem nos cérebros sob influência de alucinógenos. Os cientistas estão especialmente intrigados com as semelhanças entre as experiências alucinógenas e as revelações relatadas por místicos religiosos.

Essas semelhanças foram identificadas em estudos com exames neurais por imagem conduzidos por Roland Griffiths, professor da Universidade Johns Hopkins.

Pesquisa conta com apoio de grupos privados

Embora as agências reguladoras dos EUA tenham voltado a permitir experimentos com psicodélicos, pouco dinheiro público foi concedido às pesquisas, que estão sendo realizadas na Universidade Johns Hopkins, Universidade Harvard, Universidade de Nova York e Universidade da Califórnia. Os estudos têm o apoio de grupos privados e sem fins lucrativos, como o Instituto de Pesquisa Heffter e a Associação Multidisciplinar para Estudos Psicodélicos (Maps).

“Essa é a união da ciência e da espiritualidade”, disse Rick Doblin, diretor da Maps. “Esperamos que as grandes empresas e a comunidade psicodélica possam se encontrar no meio do caminho e evitem outra guerra cultural. Graças às mudanças nos últimos 40 anos, estamos mostrando que essas drogas podem gerar benefícios que os tratamentos atuais não proporcionam”.

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=138428

Nenhum comentário:

Postar um comentário