quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Juliano Moreira promove caminhada em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental

O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira promoverá várias atividades em homenagem ao "Dia Mundial da Saúde Mental", comemorado no dia 10 de outubro. Já na manhã desta quinta-feira, dia 7, pacientes, familiares e funcionários da instituição se reúnem em uma caminhada na orla do Cabo Branco, com o objetivo de chamar a atenção da população para o tema "De mãos dadas contra o preconceito".

A concentração para a caminhada será na frente do restaurante Tererê, às 7h. O grupo será acompanhado pela banda Dom Helder Câmara até o final do percurso, no Busto de Tamandaré, onde será servido um café da manhã. O público presente ainda terá a oportunidade de conhecer o artesanato produzido pelos pacientes do Juliano Moreira. As peças estarão expostas e poderão ser adquiridas por quem se interessar.

A iniciativa quer chamar a atenção da sociedade para um problema muito comum a todos aqueles que sofrem com doenças mentais: a rejeição. Muitos dos pacientes da unidade psiquiátrica acabam abandonados pelas famílias.

Dos 240 pacientes internados, atualmente, no Complexo, mais de 40 foram esquecidos pelos parentes. "Muito deles já estão internados há mais de 30 anos, sem receber visitas de ninguém. Eles são conhecidos como pacientes residentes", explicou Wandemberg Machado, coordenador do Setor de Psicologia da instituição.

Atividades como a que será realizada na quinta-feira são tentativas de ressocializar os internos e diminuir o preconceito da sociedade com estas pessoas.

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20101006072855&cat=paraiba&keys=juliano-moreira-promove-caminhada-homenagem-ao-dia-mundial-saude-mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário